quinta-feira, 8 de abril de 2010

Nacif Elias Jr - A uma grande revelação do judô na Seleção



Um dia depois de ser convocado para a seleção brasileira principal que vai ao Mundial da Holanda, em agosto de 2009, o judoca capixaba Nacif Elias falou dos seus planos. No dojô (área de luta) é estar nas Olimpíadas de Londres/2012. Fora dele, é levantar a bandeira por investimentos no esporte.

"Não podemos continuar perdendo tantos atletas para outros estados. Temos a qualidade aqui. Falta uma estrutura para manter os valores no Espírito Santo", reclamou.

Logo depois de ter sido anunciado o titular na categoria meio médio (até 81kg), no Rio, o judoca de 20 anos veio para Vitória. Disse que espera ter sucesso no esporte. Não apenas para alavancar sua carreira. Mas também para reforçar sua imagem e, consequentemente, ter voz para lutar por mais apoio para o desporto capixaba.

"Todos os judocas que estão fora voltariam na mesma hora se tivessem aqui um centro de treinamento, apoio e estrutura. Quem não quer treinar perto da família e dos amigos e poder lutar por um clube capixaba?", questiona.
Para Nacif, algo tem de ser feito, e já. Não apenas para os judocas de alto nível. Mas também pelo judô como um todo. E deu sugestões.

"Clubes como Álvares Cabral e Saldanha da Gama, por exemplo, poderiam ser utilizados como centros de treinamentos. Temos de colocar todos praticando judô. Outros esportes também. Quero lutar para que todas as modalidades tenham um mesmo tratamento."

Nacif Elias também faz planos de um dia ter projetos sociais. Quer, através do esporte, criar oportunidades para que crianças carentes possam vislumbrar um futuro melhor.

Nacif Elias quebra um jejum de 18 anos sem um capixaba na seleção principal. É o quarto do Estado a figurar na equipe adulta. O primeiro foi Thiago de Mello Jacques. Os dois últimos foram Roberto Almeida "Menegueth" e Rosana de Barros, que foram ao Mundial de Barcelona, em 1991.

Mesmo assim, não está de salto alto. Uma característica de Nacif é justamente a humildade. Sempre que volta a Vitória treina na Yamate, academia onde começou. "Todos que começaram a lutar comigo me dão a maior força até hoje. E eles não sabem o quanto são importantes para mim", disse.

Numa noite de terça-feira, quando esteve na academia e falou para os amigos, Nacif se emocionou. O judoca sempre faz questão de enaltecer que é capixaba. "Agradeço a todos. Foi aqui que comecei. E agradeço à minha família que nunca poupou esforços para que chegasse onde cheguei."

O ex-professor Luiz Yamate se diz lisonjeado pelo carinho do ex-pupilo. "Todo professor fica emocionado por esse reconhecimento", afirmou.

O judoca garante que vai treinar forte não só para se manter na seleção e conquistar títulos. Mas também para ter orgulho de representar bem o Estado em todas as competições que disputar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário